Foram realizadas, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro de 2016, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INAPI), em Santiago (Chile), as reuniões dos Comitês de Difusão da Tecnologia e de Comunicação do Prosur. O objetivo do Prosur é ampliar a cooperação entre escritórios nacionais de Propriedade Industrial na América do Sul, de modo a estimular o uso estratégico da PI na região. Participaram das reuniões representantes dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
Neste contexto de cooperação, as reuniões foram convocadas para discutir dois novos produtos do Prosur que devem ser finalizados ainda este ano: o buscador de patentes em domínio público e o novo Portal do Prosur na Internet. O processo de contratação de uma empresa para desenvolver estes produtos já está em andamento.
O buscador foi tema das discussões do Comitê de Difusão da Tecnologia, que se reuniu entre os dias 30 e 31 de agosto. Os debates envolveram especificações e questões técnicas que vão orientar o desenvolvimento da nova ferramenta. Ela permitirá aos usuários da região conhecer tecnologias que já caíram em domínio público nos países participantes.
Por sua vez, o novo Portal foi o tema principal do debate do Comitê de Comunicação, nos dias 1 e 2 de setembro. O Comitê definiu duas diretrizes principais para o Portal: este deverá se apresentar como uma porta de entrada para a região, destacando sua força; e terá de focar em serviços e ferramentais úteis para usuários atuais e potenciais do sistema de Propriedade Industrial. As orientações serão enviadas para a empresa responsável pelo desenvolvimento do Portal.
Para saber mais sobre o Prosur, clique aqui.