Budweiser entra na onda e compra NFT e domínio Beer.eth por R$ 635 mil

Marca de cerveja da AB InBev entra no mercado de criptoativos pela “porta” dos NFTs e compra arte digital e endereço para carteira cripto

NFT Budweiser
NFT de arte digital com alusão à cerveja Budweiser foi adquirido pela empresa por mais cerca de R$ 135 mil (OpenSea/Reprodução)

A cervejaria norte-americana Budweiser, subsidiária da AB InBev, é mais uma gigante a entrar no mercado de criptoativos pela “porta” dos tokens não-fungíveis – os chamados NFTs. Na terça-feira, 24, a companhia comprou uma arte digital em blockchain, e foi além: adquiriu também o domínio Beer.eth. Ao todo, foram 122 mil dólares investidos nas operações, ou cerca de 635 mil reais.

Na última terça, a empresa comprou, na plataforma OpenSea, um NFT de criptoarte, chamado “Life of the Party“, que faz alusão à marca de cerveja. A obra custou 8 ETH, equivalente a cerca de 26 mil dólares. A arte tokenizada virou também a imagem da perfil da sede norte-americana da cervejaria no Twitter.

O NFT do foguete de latas de cerveja Budweiser faz parte de uma coleção criada por Tom Sachs, um famoso artista contemporâneo norte-americano, que sempre foi aficcionado pelo espaço e pelas expedições Apollo, que inclusive, serviram de inspiração para a colaboração do artista com a Nike, que resultaram na coleção NIKECraft, responsável por alguns dos tênis mais incônicos da marca, que hoje são vendidos por milhares de dólares.

Antes disso, porém, a companhia já havia comprado, por 30 ETH, ou mais de 96 mil dólares, o domínio Beer.eth, utilizando a ferramenta Ethereum Name Service, que permite escolher nomes e termos fáceis de ler e escrever para uso como endereço de uma carteira – normalmente composto por uma sequência longa e ilegível de letras e números.

Ao adquirir o NFT, entretanto, a cervejaria tornou público o endereço da sua carteira, o que provocou uma enxurrada de transações para a mesma – a maioria, claro, como forma de brincadeira ou autopromoção dos remetentes. Agora, a carteira da Budweiser já conta com 15 NFTs – inclusive um chamado “A Gift for Budweiser” (ou “Um Presente para a Budweiser”) e até uma arte digital com um desenho de um pênis.

Não é a primeira vez que uma marca de cervejas adota o mercado de criptoativos e a tecnologia blockchain através dos NFTs. Em junho, a marca Stella Artois, também da AB InBev, lançou, no Reino Unido, uma série de acessórios alusivos à marca no jogo de corrida de cavalos e plataforma de NFTs colecionáveis Zed Run.

Além disso, a própria AB InBev também já demonstrou interesse pela tecnologia blockchain, mas neste caso não para diversão: a holding tem testado uma solução em blockchain para monitorar a cadeia de produção e distribuição das suas cervejas.

Recentemente, a Visa também anunciou a compra do seu primeiro NFT. No caso da gigante de pagamentos, o token comprado foi da série CrpyotPunks, que consiste em pequenos desenhos de 24 por 24 pixels, com aparência 8-bit, e características que distinguem um desenho do outro, como gênero, cor da pele, do cabelo e acessórios. A depender da combinação, o NFT é mais, ou menos, raro – e mais, ou menos, valioso. O “punk” comprado pela Visa custou 49,5 ETH – ou mais de 805 mil reais.


Fonte: Exame – Clipping: LDSOFT
Foto: Exame


Últimas notícias

  • Advogado lendo documentos sobre o direito autoral de imagem

    Direito autoral de imagem: a segurança jurídica de suas criações

  • Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

    Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

  • AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

    AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

  • INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

    INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

  • Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

    Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

  • Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

    Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

  • Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

    Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

  • China lidera patentes sobre IA generativa

    China lidera patentes sobre IA generativa

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Enviar