Brasil ocupa as 30 primeiras posições em pedidos de patentes internacionais

O país ficou em 26º lugar com 548 pedidos em 2022.

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) divulgou as estatísticas do ano passado para o Tratado de Cooperação de Patentes (PCT), o Acordo de Madri e o Sistema de Haia. Seus números mostraram que os pedidos aumentaram 0,3% em 2022 e que os países que mais cresceram nos pedidos de PCT foram Índia e Coréia. De fato, a Ásia é o continente dominante em pedidos de patentes internacionais, com 54,7% do total em 2022.

De um modo geral, a maioria dos pedidos de PCT veio da China (com 70.015 pedidos e a Huawei Technologies como o maior requerente), seguida pelos Estados Unidos (59.056), Japão (50.345 pedidos), Coréia (22.012) e Alemanha (17.530). O Brasil ficou em 26º lugar com 548 pedidos em 2022.

Ainda em termos gerais, os pedidos PCT pertencem, por ordem decrescente, aos setores da comunicação digital, informática, comunicações digitais, maquinaria elétrica e biotecnologia.

Sistema de Haia

A OMPI informou que o número de desenhos incluídos em pedidos internacionais no Sistema de Haia para o Registro Internacional de Desenhos Industriais aumentou 11,2% em 2022, com um total de 25.028 registros. Nesse sistema, a Alemanha ocupa o primeiro lugar (com o registro de 4.909 desenhos), seguida pela China (2.558), Itália (2.414), Estados Unidos (2.412) e Suíça (2.178 desenhos). O Brasil ocupa a 61ª posição, tendo apresentado apenas um projeto em 2022.

A Organização informou que, das 10 principais empresas declarantes, seis são de países europeus, duas são coreanas, uma chinesa e uma americana. Da mesma forma, as indústrias que mais registraram desenhos industriais foram as de equipamentos de gravação e comunicação, meios de transporte, embalagens e contêineres, móveis e equipamentos de distribuição de fluidos, sanitários, aquecimento, ventilação e outros, nessa ordem.

Sistema de Madri

Em 2022, os pedidos de registo de marcas internacionais obtiveram um número redondo. No final do ano, eram 69.000, dos quais 12.492 vieram dos Estados Unidos, 7.695 da Alemanha, 4.991 da China, 4.403 da França e 4.227 do Reino Unido. Entre as 15 primeiras posições desse ranking, Holanda, Coréia e Turquia cresceram 7,4%, 2,1% e 5,2%, respectivamente. O Brasil ficou em 38º lugar, com 161 inscrições, 20 a menos que no mesmo período do ano anterior.

O maior número de aplicações internacionais está nas categorias de software e hardware (11,3% do total de 2022), de serviços empresariais (8,8%) e de serviços científicos e tecnológicos (8,5%). A OMPI esclarece que, apesar de se ter registado um ligeiro decréscimo no número de pedidos apresentados no ano passado, a categoria que abrange serviços financeiros, bancários, seguros e imobiliários aumentou 13,9%, juntamente com a de educação, formação, entretenimento e desporto, e atividades culturais, que cresceram 8,3%. As empresas líderes em pedidos foram, do maior para o menor, L’Oréal, Novartis AG, Glaxo Group, Euro Games Technology e Hyundai Motor Company.

Fonte: Lex Latin


Últimas notícias

  • Advogado lendo documentos sobre o direito autoral de imagem

    Direito autoral de imagem: a segurança jurídica de suas criações

  • Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

    Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

  • AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

    AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

  • INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

    INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

  • Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

    Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

  • Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

    Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

  • Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

    Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

  • China lidera patentes sobre IA generativa

    China lidera patentes sobre IA generativa

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Enviar