A BlackBerry apresentou uma ação por violação de patentes contra a Nokia. O documento, segundo informa a Bloomberg, exige royalties sobre os produtos da rede de telefonia móvel da empresa finlandesa que usam um padrão tecnológico específico do setor.
Os produtos da Nokia, incluindo suas estações base Flexi Multiradio, controladores de rede de rádio e software de Rádio Líquido, estão usando tecnologia coberta por até 11 patentes, disse o BlackBerry em uma queixa apresentada na terça-feira (14/02) em um tribunal federal no estado norte-americano de Delaware.
Os produtos e serviços da rede móvel são fornecidos a empresas como a T-Mobile US Inc. ea AT & T Inc. para suas redes LTE, disse o BlackBerry na denúncia. “A Nokia tem persistido em incentivar o uso dos produtos compatíveis com o padrão sem uma licença”, diz o documento.
CEO John Chen está trabalhando para encontrar novas maneiras de tirar a receita da tecnologia do BlackBerry, já que as vendas dos smartphones da marca são cada dia menores. Estima-se, inclusive, que a presença de mercado da marca canadense seja menor que do Windows Phone.
A Nokia estaria agindo de má-fé porque as tecnologias citadas pela BlackBerry, alega a firma canadense, teriam se tornado públicas após pedidos de registro de patente. Desta forma, ficariam as tecnologias ficaram mais fáceis de serem copiadas.
Além de tecnologias desenvolvidas pela BlackBerry, a companhia finlandesa também estaria usando criações da Nortel. A BlackBerry fazia parte de um grupo chamado Rockstar Consortium, que comprou as patentes da Nortel pela falência em 2011. As patentes foram divididas entre os membros do grupo, que incluiu a Apple e a Microsoft
As duas empresas devem apresentar novidades na área de telefonia móvel durante a MWC 2017, feira agendada para os últimos dias de fevereiro em Barcelona. A BlackBerry enviou até convites para o lançamento do Mercury.
Fonte: Tudocelular.com