Documentos indicam que a empresa está investindo na área de conexão de UAVs durante o vôo
A Apple pode estar expandindo sua área de atuação para drones em breve, ao menos é o que sugere uma nova patente da empresa publicada ontem. Os documentos não sugerem que a fabricante pretende lançar seu próprio drone, mas neles é possível deduzir que de alguma forma a empresa está preparando tecnologias focadas para veículos aéreos não tripulados (UAV).
O registro publicado ontem no US Patent and Trademark Office lista uma tecnologia da Apple Inc. intitulada de “Sistemas e métodos para usar sistemas aéreos não tripulados em redes celulares”. Que tem uma descrição bastante técnica mas que indica soluções da empresa para a conexão de drones em uma rede 3GPP, permitindo a operação e controle de sistemas 5G através desse tipo de conexão.
“Os sistemas e métodos fornecem serviços de provisionamento para um sistema aéreo não tripulado (UAS) em uma rede 3GPP, permitindo a comunicação para comando e controle em sistemas 5G e permitindo o serviço UAS para identificação e operação em um sistema 3GPP. “ – Afirma a Apple no resumo da sua patente.
Créditos: Reprodução / PatentlyApple
O texto apresentado pela Apple é bastante técnico, mas descreve um sistema que permitirá controlar as aeronaves através dessas redes, sem nenhuma necessidade do aparelho estar ao alcance do controle dele. Como apontado pelo DroneDJ, a gigante de Cupertino nunca investiu nesse tipo de tecnologia ou solução antes, então faz sentido presumir que, cedo ou tarde, ela irá usar essa tecnologia.
Mas usar e lançar essa tecnologia não necessariamente significa que a empresa irá construir seu próprio drone, isso porque é um mercado com grande concorrência e parece que a fabricante está feliz com a venda do DJI UAV no seu site, que usa os aparelhos iPad e iPhone como controlador. O que é sugerido por alguns sites é que essa tecnologia vinha sendo produzida pela área de modems de 5G da Intel, que foi adquirida pela Apple em 2019, o que significaria que a gigante de Cupertino não tem interesse em lançar seu próprio drone, mas quer aproveitar a tecnologia já desenvolvida.
Fonte: Mundo conectado – Clipping: LDSOFT
Foto: Google Imagens