Documentação de pedido para registrar patente mostra MacBook com um espaço para armazenar a Apple Pencil perto do teclado
O MacBook não possui tela sensível ao toque, diferentemente de outros computadores com Windows. Mesmo assim, de acordo com o Patently Apple na semana passada, a Apple solicitou um registro de patente de um notebook com um espaço para guardar a Apple Pencil, a caneta eletrônica do iPad. Ainda não se sabe quando e se a fabricante vai lançar um computador com a tecnologia e tela sensível ao toque.
O pedido foi publicado pelo US Patent & Trademark Office nesta quinta-feira (12). Conforme revelado pela documentação, o conceito prevê a inclusão de uma espécie de recuo no corpo do notebook. O espaço, que serviria para guardar a caneta, ficaria na altura da Touch Bar e das teclas de função (F1, F2, etc) dos MacBooks.
A patente ainda informa que a caneta recebe outras atribuições quando está na base. É o caso dos botões de função: ao posicioná-la no espaço, o usuário consegue acionar comandos destinados às teclas de F1 a F12 ou à Touch Bar, a tela secundária do MacBook Pro. Dessa forma, é possível ajustar o brilho, volume e afins sem dificuldades.
A ideia lembra a solução adotada pela Microsoft no Surface Pro X. O dispositivo possui um espaço para guardar a caneta eletrônica no espaço que fica entre o teclado e a tela. Mas, diferentemente da proposta da Apple, a área para guardar o acessório não reduz a quantidade de botões do teclado.
A Samsung também inclui um espaço para guardar a S Pen em seus notebooks. Entre eles, está o Samsung Galaxy Book Flex 2, que possui uma entrada para armazenar a caneta eletrônica no interior do computador. O novo Galaxy Book Pro 360 com Intel de 11ª geração também tem suporte ao acessório.
Mas como seria a ideia na prática? O designer Sarang Sheth tentou responder esta pergunta neste fim de semana ao publicar um conceito baseado na nova patente. Nas imagens, é possível observar um MacBook Pro com um lugar para a Apple Pencil.
A área fica posicionada na altura do teclado do computador. Ao lado do botão Esc, nota-se um buraco para abrigar a caneta destinada ao iPad, como pode ser observado no modelo 3D. Além disso, o designer manteve uma versão em miniatura da Touch Bar no lado direito, próxima ao leitor de impressões digitais do notebook da Apple.
Ainda assim, é importante destacar que, mesmo com a patente, isto não significa que a Apple anunciará um computador com suporte à caneta em breve. Como observado pelo 9to5Mac, a fabricante já se posicionou algumas vezes contra a ideia de lançar de um Mac com touchscreen. A declaração mais recente foi feita pelo vice-presidente sênior de engenharia de software da empresa, Craig Federighi, em 2020.
Além disso, as empresas costumam a registrar as ideias mais variadas para garantir o direito sobre algum produto em potencial. Mas nem todas as propostas chegam às lojas. Ou, se chegam, não é sempre é de imediato. É o caso de uma patente registrada pela Xiaomi no ano passado de um celular com porta para guardar fones de ouvido: até hoje, a marca não anunciou nenhum smartphone com a solução.