Aluno e professor do IFTM criam aplicativo que auxilia na identificação de raio-X pulmonar com suspeita de Covid-19 ou pneumonia
Instituto já obteve certificado de registro da invenção junto Instituto Nacional da Propriedade Industrial; testes clínicos estão programados para 2022.
Aluno e professor do campus Ituiutaba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) criaram um aplicativo que auxilia na identificação de imagens de raio-X pulmonar com suspeita de Covid-19 ou pneumonia.
O programa foi desenvolvido por meio do trabalho de pesquisa do docente André Luiz França Batista e do orientando Bruno Gomes Pereira, aluno do 3º ano do curso Técnico em Informática, integrado ao ensino médio.
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do instituto já obteve, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), o certificado de registro do aplicativo “Raio-X COVID”.
“Enquanto pesquisadores, nossa contribuição está relacionada ao desenvolvimento de ferramentas auxiliares para o diagnóstico da COVID-19 por meio de imagens”, disse o professor André.
O docente ainda ressaltou a importância de pesquisadores, cientistas, médicos e demais profissionais da linha de frente, tanto brasileiros quanto de outros países, para com o avanço da ciência no enfrentamento ao coronavírus.
Funcionamento
O usuário insere uma foto do raio-X do pulmão, e ao clicar no botão, o aplicativo analisa a imagem, por meio de algoritmos de inteligência artificial, retornando com uma resposta: Covid, pneumonia ou não detectado.
Os testes clínicos estão programados para uma segunda fase do projeto, em 2022. Mas, testes realizados em ambiente controlado, mostraram resultados com uma taxa de precisão superior a 90%.
É importante lembrar que o aplicativo em questão não pode ser utilizado como única forma de diagnóstico, não substitui o diagnóstico médico e não pode ser utilizado por paciente sem acompanhamento médico.