A consultoria britânica Brand Finance divulgou há alguns dias a edição 2017 de seu tradicional estudo com as 50 Marcas Mais Valiosas do Futebol.
Uma vez mais não há nenhuma marca brasileira entre as 50, repetindo o que já aconteceu em 2016.
Nem sempre, porém, foi assim. Vejamos:
Em 2012, primeiro ano com 50 marcas – foram 30 em 2011 e antes disso 25 – tivemos 4 marcas na turma:
– 24º Corinthians
– 39º São Paulo
– 44º Internacional
– 47º Flamengo
Em 2013 a presença brasileira aumentou e tivemos 5 clubes entre os 50:
– 19º Corinthians
– 38º Santos
– 39º São Paulo
– 45º Flamengo
– 46º Internacional
Em 2014 foram novamente 4 clubes:
– 35º Corinthians
– 46º Santos
– 48º São Paulo
– 49º Flamengo
Já prenunciando o atual deserto, o estudo de 2015 trouxe apenas 2 clubes brasileiros entre os 50:
– 43º São Paulo
– 48º Corinthians
Embora não determinante, a catástrofe econômica que explodiu durante 2015, mas já era anunciada desde muito antes, contribuiu para o sumiço de nossos clubes da turma das 50 marcas mais valiosas do mundo, afinal, o Brasil apresentou crescimento negativo do PIB em 2015 e repetiu o feito em 2016, refletindo sobre a lista atual.
Vale dizer que nossa economia ainda não se aprumou, embora dê sinais positivos, mas que poderão virar fumaça se a crise política se aprofundar ainda mais.
Inegavelmente, nossos clubes têm enorme parcela de culpa, talvez até culpa total por essa invisibilidade internacional.
Por quê? O PIB não despencou?
Sim, despencou, mas assim mesmo o país continua tendo uma das 10 maiores economias do planeta, com números absolutos muito maiores do que os que são apresentados pela Itália e pela Espanha.
As 50 marcas mais valiosas de 2017 são de apenas 7 países: Inglaterra com 17, Alemanha com 15, Espanha com 7, Itália com 5, França com 4 e mais 1 clube da Rússia e 1 da Holanda. A lista completa está no final do post.
Mais Poderosas & Mais Valiosas… Poder x Valor
O relatório da Brand Finance traz, também, uma diferenciação muito interessante: o poder da marca.
Se para determinar o Poder de uma marca o desempenho esportivo é fundamental, ao lado do marketing e do gerenciamento da marca, o Valor é fortemente influenciado pela receita que essa marca aufere no ano. Nesse ponto entra em cena, novamente, o PIB de cada país, como disse no início.
Creio que o melhor exemplo da diferença entre Marca Poderosa x Marca Valiosa está nas classificações da Juventus.
A Vecchia Signora é a 5ª marca mais poderosa do mundo, lembrando novamente que esse é o levantamento e a visão da Brand Finance, mas é somente a 12ª mais Valiosa, não apenas ficando fora da lista Top 10 como, também, ficando atrás até do Borussia Dortmund nessa classificação.
Outro exemplo muito interessante é dado pelo Bayern, que está nos Top 10 nas duas classificações, mas enquanto sua marca é a 3ª mais forte do mundo, perdendo apenas para Real Madrid e Barcelona, entre as mais valiosas é a 5ª colocada.
Já a marca mais Valiosa do mundo, o Manchester United, é somente a 4ª mais Poderosa. Aqui temos outro ponto que merece atenção: os Red Devils estão há bom tempo sem ganhar um título expressivo, mas, apesar dessa “seca”, o valor da marca United cresceu… Porque as receitas cresceram, fazendo do clube o de maior receita no planeta, bem à frente dos dois gigantes espanhóis.
Tudo isso por quê?
Porque o Manchester United tem um trabalho fantástico na área de marketing, que é hoje o seu maior diferencial em relação aos concorrentes. Se voltar a ganhar competições como em outros tempos…
Mais um exemplo excelente para mostrar e explicar as diferenças: o campeão francês, o “pequeno” AS Monaco, com seu estádio para 15.000 torcedores (que com essa capacidade não poderia abrigar os jogos finais do Campeonato Paulista ou da Copa Libertadores), é a 35ª marca mais Valiosa, mas é a 26ª mais Poderosa. Nesse caso, o clube ganhou 14 posições de 2016 para 2017, mas na lista das valiosas subiu apenas 1 posição.
As listas a seguir têm uma diferença importante: as Mais Valiosas estão com o valor em Euros. Por quê? Porque o euro é a moeda corrente nas transferências de jogadores, é a moeda com a qual estamos mais acostumados hoje e nos dá uma perspectiva de valores em relação a algo que todos nós, torcedores, amantes do futebol, julgamos entender muito bem: o valor de um jogador.
A lista das Mais Poderosas, porém, está com os valores em Dólares, que é a moeda referência no planeta, especialmente para o mundo dos negócios. Esta é a única moeda que a consultoria divulgou para as marcas Mais Poderosas, enquanto para as Mais Valiosas colocou, também, os valores em libras esterlinas e dólares, além do euro que foi a escolha desse blogueiro.
Nos próximos a BDO Brasil publicará o seu estudo já tradicional, com as Marcas Mais Valiosas do Futebol Brasileiro. Hoje foi somente o aperitivo.
Fonte: Olhar Crônico Esportivo