Só é dono quem registra

Muitas pessoas ignoram a importância de registrar sua marca junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – órgão responsável pelo registro dos direitos de propriedade industrial no Brasil – e que possibilita ao empresário ter a propriedade da sua marca garantida.

O Brasil encerrou o ano de 2020 com 19.907.733 empresas ativas. No período, foram abertas 3.359.750 empresas, um recorde histórico, segundo o Ministério da Economia.

É um aumento de 6,0% em relação ao ano anterior. No mesmo período, foram fechadas 1.044.696 empresas, queda de 11,3% quando comparando com 2019. Os resultados revelam um saldo positivo de 2.315.054 empresas abertas em 2020.

Apesar do número expressivo, poucos desses negócios estão verdadeiramente protegidos. Afinal, aqueles que não registram sua Marca correm, diariamente, o risco de perdê-la para um de seus concorrentes.

Sim, é isso mesmo que você acabou de ler:  Só é dono quem registra!

As empresas que atuam no mercado sem a proteção do registro de marca correm o sério risco de perder o direito de uso para concorrentes.

O registro da marca protege os interesses da empresa. A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa.

Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente.

CNPJ, site ou redes sociais, por si só, não bastam. Para a plena proteção do seu empreendimento, o Registro de Marca é indispensável.

Uma marca registrada passa seriedade e profissionalismo transmitindo assim confiança ao público consumidor, trazendo credibilidade. Já para quem pensa grande apenas com o registro de marcas é possível fazer o licenciamento de produto e explorar o uso do nome. Marcas como Omo, Coca-Cola, Nike, Samsung, dentre outras grandes empresas criam inúmeras possibilidades de lucro através do desenvolvimento de linha de produtos licenciados a terceiros.

Proteja sua marca e garanta que o esforço empregado na identidade de seu negócio não seja em vão!

Confira também: Marca registrada inpi


Artigos relacionados

  • O Brand Equity precisa estar atrelado a propriedade intelectual de uma marca
    Marca

    O Brand Equity precisa estar atrelado a propriedade intelectual de uma marca

    Valdomiro Soares
    Valdomiro Soares Publicado - 19 outubro 2023
    Ler mais
  • Penhora das marcas de um clube de futebol: O caso do clube Náutico Capibaribe
    Marca

    Penhora das marcas de um clube de futebol: O caso do clube Náutico Capibaribe

    Luciano Andrade Pinheiro
    Luciano Andrade Pinheiro Publicado - 19 maio 2022
    Ler mais
  • A contrafação no mercado esportivo e suas consequências
    Direitos Autorais

    A contrafação no mercado esportivo e suas consequências

    Fernanda Brito
    Fernanda Brito Publicado - 18 maio 2022
    Ler mais
  • Cobrança de ISS sobre “cessão de uso de marca” e a repercussão geral da matéria
    Marca

    Cobrança de ISS sobre “cessão de uso de marca” e a repercussão geral da matéria

    Luciana Manica Gössling
    Luciana Manica Gössling Publicado - 13 maio 2022
    Ler mais
  • Caso Iphone e a repercussão geral da matéria
    Marca

    Caso Iphone e a repercussão geral da matéria

    Luciana Manica Gössling
    Luciana Manica Gössling Publicado - 28 março 2022
    Ler mais
  • Observações Relevantes sobre Marcas Farmacêuticas
    Marca

    Observações Relevantes sobre Marcas Farmacêuticas

    Paulo Armando
    Paulo Armando Publicado - 18 novembro 2021
    Ler mais
  • O ardiloso Marketing de Emboscada no Esporte
    Esporte

    O ardiloso Marketing de Emboscada no Esporte

    Luciana Manica Gössling
    Luciana Manica Gössling Publicado - 14 setembro 2021
    Ler mais
  • Indicação Geográfica (IG): O que é?
    Direitos Autorais

    Indicação Geográfica (IG): O que é?

    Rafael Alves
    Rafael Alves Publicado - 06 abril 2021
    Ler mais

Últimos artigos

  • O Brand Equity precisa estar atrelado a propriedade intelectual de uma marca
    Marca

    O Brand Equity precisa estar atrelado a propriedade intelectual de uma marca

    Valdomiro Soares
    Valdomiro Soares Publicado - 19 outubro 2023
    Ler mais
  • Registrar para combater

    Registrar para combater

    Valdomiro Soares
    Valdomiro Soares Publicado - 10 outubro 2023
    Ler mais
  • Uma pergunta sobre direitos autorais para a inteligência artificial
    Direitos Autorais

    Uma pergunta sobre direitos autorais para a inteligência artificial

    Jonathan Vallonis Botelho
    Jonathan Vallonis Botelho Publicado - 08 maio 2023
    Ler mais
  • Legal design e boa-fé objetiva na proteção de dados
    Tecnologia

    Legal design e boa-fé objetiva na proteção de dados

    Aline Cruvinel
    Aline Cruvinel Publicado - 09 agosto 2022
    Ler mais
  • Os Direitos Autorais e a Inteligência Artificial
    Direitos Autorais

    Os Direitos Autorais e a Inteligência Artificial

    Aline Brito S. Souto Maior
    Aline Brito S. Souto Maior Publicado - 07 julho 2022
    Ler mais
  • TSE reforça combate à desinformação nas Big Techs
    Tecnologia

    TSE reforça combate à desinformação nas Big Techs

    Vitor Saldanha
    Vitor Saldanha Publicado - 23 junho 2022
    Ler mais
  • Patentes Verdes
    Patentes

    Patentes Verdes

    Aline Brito S. Souto Maior
    Aline Brito S. Souto Maior Publicado - 22 junho 2022
    Ler mais
  • O INPI e a LGPD
    LGPD

    O INPI e a LGPD

    Aline Brito S. Souto Maior
    Aline Brito S. Souto Maior Publicado - 22 junho 2022
    Ler mais

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Enviar