Marca registrada significa marca protegida?

Marca registrada significa marca protegida?

A importância do registro da marca se tornou ponto indiscutível para os empreendedores profissionais. Há, no entanto, uma armadilha escondida na premissa anterior, que poucos conseguem enxergar em tempo de evitar prejuízos irreversíveis para o seu negócio:  marca registrada significa marca protegida?

Em 2017, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) arquivou 65.814 processos de pedidos de registro de marca, ao passo que concedeu a titularidade de 123.362 marcas no mesmo período. Em 2018, ainda segundo o INPI, o número dos pedidos de registro de marca que foram arquivados alcançou quase 40% (quarenta por cento) do número total de pedidos de registro.

É verdade que o pedido de registro da marca pode ser realizado por qualquer pessoa, ocorre que são grandes as chances de prejuízos, inclusive irreversíveis, caso não haja o devido acompanhamento por um profissional especialista em Propriedade Intelectual, conforme comprovam os dados supra.

E mais: o mero depósito do pedido de registro não é suficiente para garantir a necessária proteção à marca, devendo esta ser acompanhada semanalmente, através da leitura de colidências, na Revista da Propriedade Industrial (RPI), do INPI, sob pena do arquivamento do processo e de outras situações igualmente graves, como a possível perda da exclusividade da marca face a não apresentação de uma oposição ao pedido de terceiros, por exemplo.

A marca é um bem patrimonial intangível, que representa um valor e – inclusive – que pode conquistar valores expressivos, a depender do sucesso do produto ou serviço, e que, para sua devida proteção, deve ser rigorosamente acompanhada por profissional especializado na área, sem espaço para amadorismos, pois uma eventual falha pode custar muito caro.

Deve, portanto, o empreendedor agir com profissionalismo, reconhecer suas limitações, manter seu foco no resultado e buscar sempre contratar especialistas que lhes apresentem um leque de possíveis escolhas e consequências, a fim de que possa tomar a decisão mais coerente. O empreendedor profissional deve ter mente que ele não pode querer resolver tudo sozinho ou mesmo contratar qualquer um para garantir a proteção de sua marca.

De forma sucinta, a marca só pode ser considerada protegida se efetivamente registrada e devidamente acompanhada semanalmente, mas se registrada não necessariamente pode ser considerada protegida: a proteção de uma marca vai muito além da concessão do respectivo registro.


Autoria: Dr. Marcelo Porto Neves, Advogado, sócio do escritório Coutinho Advocacia em Recife – PE, pós-graduado, e mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PI&TT). Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-PE. Coordenador do núcleo de Propriedade Intelectual da ESA-PE.

Clipping LDSOFT


Últimos artigos

  • O Brand Equity precisa estar atrelado a propriedade intelectual de uma marca
    Marca

    O Brand Equity precisa estar atrelado a propriedade intelectual de uma marca

    Valdomiro Soares
    Valdomiro Soares Publicado - 19 outubro 2023
    Ler mais
  • Registrar para combater

    Registrar para combater

    Valdomiro Soares
    Valdomiro Soares Publicado - 10 outubro 2023
    Ler mais
  • Uma pergunta sobre direitos autorais para a inteligência artificial
    Direitos Autorais

    Uma pergunta sobre direitos autorais para a inteligência artificial

    Jonathan Vallonis Botelho
    Jonathan Vallonis Botelho Publicado - 08 maio 2023
    Ler mais
  • Legal design e boa-fé objetiva na proteção de dados
    Tecnologia

    Legal design e boa-fé objetiva na proteção de dados

    Aline Cruvinel
    Aline Cruvinel Publicado - 09 agosto 2022
    Ler mais
  • Os Direitos Autorais e a Inteligência Artificial
    Direitos Autorais

    Os Direitos Autorais e a Inteligência Artificial

    Aline Brito S. Souto Maior
    Aline Brito S. Souto Maior Publicado - 07 julho 2022
    Ler mais
  • TSE reforça combate à desinformação nas Big Techs
    Tecnologia

    TSE reforça combate à desinformação nas Big Techs

    Vitor Saldanha
    Vitor Saldanha Publicado - 23 junho 2022
    Ler mais
  • Patentes Verdes
    Patentes

    Patentes Verdes

    Aline Brito S. Souto Maior
    Aline Brito S. Souto Maior Publicado - 22 junho 2022
    Ler mais
  • O INPI e a LGPD
    LGPD

    O INPI e a LGPD

    Aline Brito S. Souto Maior
    Aline Brito S. Souto Maior Publicado - 22 junho 2022
    Ler mais

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Enviar